Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Manuel Gonçalves



Tem sido surpreendente, pelo menos para mim, que apesar da pouca, ou nenhuma, divulgação que faço deste blogue, apareça de vez em quando mais um camarada, de quem não tinha notícias desde o nosso desembarque em Lisboa, a contactar-me depois de o ler.

Hoje trago novas do 1º cabo desempanador Manuel Gonçalves, transcrevendo a mensagem de correio electrónico que me enviou, juntamente com duas fotografias, que vos vão ajudar a lembrarem-no, tal como aconteceu comigo.

" Boa tarde,


o meu nome é Manuel José Gonçalves Antunes Rato, antigo combatente da companhia 738, do batalhão de artilharia 741 (1º Cabo Desempanador - Gonçalves).

Na fotografia "Gabela - Olhó o Passarinho", sou o nº 34. Gostava de entrar em contacto com antigos camaradas, uma vez que desde que regressámos nunca mais estive com ninguém.

Junto aqui duas fotos minhas dessa altura, para melhor me identificarem. Recordo-me de muitos camaradas como o Cabo Mecânico "Zé Pipa" (natural de Benavente), o Alferes Fagundes, o Capitão Rubi Marques, o condutor "Lisboa", entre muitos outros.

Agradeço que me informem qual a data do próximo convívio anual, pois terei muito gosto em participar.”




Só não coloco o nº de telemóvel, porque não é aconselhável (nunca sabemos que vem aqui, nem com que intenções), mas disponibilizá-lo-ei a qualquer camarada que se mostre interessado.

Quanto ao próximo encontro, pode ficar descansado que o camarada Silva Pereira, incansável organizador dos nossos convívios, não deixará de contar com ele em 2014.

3 comentários:

  1. Lembro-me muito bem do Gonçalves (esteve comigo em Porto Amboim) e da sua infalível resposta quando era questionado sobre a origem de qualquer avaria mecânica: "está descomandado".
    No último convívio perguntei por ele a vários dos presentes, mas ninguém sabia dele. Gostei de saber que está bem. Um abraço.

    Sebastião Fagundes

    ResponderEliminar
  2. Não pude deixar de sorrir com "está descomandado" do Gonçalves.

    Se fosse hoje, talvez substituísse a frase por "é na centralina".

    Faz-me lembrar o pediatra quando levamos o infante à consulta e que, não fazendo ideia de qual o mal que aflige o pequeno nos diz: "Ah!, é um vírus que anda aí"!

    Mas o que importa é que "apareceu "mais um camarada aparentemente em boa forma. Esperemos ter o prazer de o abraçar no próximo convívio. Já mandei o contacto para o Silva Pereira.

    Um abraço.

    P.S. (de post scriptum) - No fim do mês devo estar em Lisboa. Talvez dê para o encontro sempre combinado mas nunca concretizado. E, quem sabe, pode ser que o Casimiro esteja livre (e mais alguém, logo se vê).

    ResponderEliminar
  3. É bom saber que o Gonçalves deu côr de si. Vou avivar-lhe a memória e dizer-lhe que, uns bons anos depois do regresso, nos cruzámos na praia de S. Pedro de Moel . Será bom revê-lo no próximo encontro. Lá estaremos, com o "Zé Pipa" e, seguramente, com outros membros da "Ferrugem", à qual eu também pertencia. Um abraço,
    Armindo Matias ( 1º cabo condutor)

    ResponderEliminar

O seu comentário será publicado oportunamente