Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma viagem atribulada


Já referi em textos anteriores, que a “simpatia” que o capitão Carvalho – que foi o 4º e último comandante da CArt 738 – tinha por mim o levava a encarregar-me de todas as missões de serviço que saíssem das habituais rotinas.

Se eu fosse um tipo crédulo ou convencido, poderia acreditar que essas tarefas me eram atribuídas porque envolviam “projectos especiais”, eventualmente de elevada responsabilidade. Não era o caso. A intenção, às vezes conseguida, era mesmo a de me chatear; uma espécie de castigo, com origens que nunca consegui descobrir, porque, em boa verdade, à excepção do episódio que já aqui contei, não houve qualquer ocorrência que justificasse a sua implicância comigo.


Ebo

Foi neste contexto que, mais uma vez, num fim de tarde de uma data que não consigo precisar – algures entre Julho e Outubro – me mandou chamar para me encarregar de um desses serviços “especiais”.

O administrador de posto do Ebo (?) comunicara que um militar do Regimento de Infantaria de Nova Lisboa (RINL), que tinha estado a gozar um período de férias naquela localidade, de onde era natural, não tinha regressado à sua unidade, pelo que resolvera detê-lo na prisão local. A minha tarefa consistia em ir buscá-lo e, sob prisão, conduzi-lo até ao RINL.



Nova Lisboa-Av. 5 de Outubro

Na manhã do dia seguinte, bem cedo, saí da Gabela, com um cabo e dois soldados, além do condutor do Land Rover com destino ao Ebo, onde recolhemos o jovem militar.

A meio da tarde chegámos a Nova Lisboa e, depois de procedermos à entrega do nosso passageiro, e de uma rápida volta pela cidade, que não conhecia (e que incluiu um ligeiro atrito – rapidamente resolvido – com uma patrulha da Polícia Militar), iniciámos o regresso à Gabela.

Alguns quilómetros depois, já a noite tinha caído, parámos no Alto Hama para jantar, desta vez num restaurante, já que a ementa do almoço, tinha constado das vitualhas embaladas na caixa da ração de combate. Despachados os bifes com batatas fritas, ovos estrelados e as indispensáveis Cucas, seguimos viagem.



Alto Hama

Poucas horas depois, o Land Rover deve ter-se sentido cansado e não andou mais. Ficámos algum tempo à espera até aparecer um camião a quem fizemos sinal de paragem. O motorista parou e com uma lanterna – que nós não tínhamos – foi espreitar o motor e ver se podia ajudar.

Quanto à reparação do motor nada pôde fazer; mas ajudou dando boleia a um dos meus companheiros de viagem até Santa Comba, no Colonato da Cela, onde estava aquartelada a CArt 740.

Durante a noite quase todos os condutores dos camiões que iam passando paravam, solidários, procurando ajudar-nos.

No dia seguinte, ao fim da manhã, e depois de uma noite mal dormida, chegaram os camaradas daquela Companhia, que, na impossibilidade de resolverem o problema no local, rebocaram a viatura avariada até Santa Comba.



Colonato da Cela

Há males que vêm por bem. Como a reparação do Land Rover acabou por demorar dois dias, aproveitei por conhecer a localidade e parte do Colonato.

E, numa loja local, que era uma mistura de livraria e discoteca (*), comprei dois discos: o Strangers in the night, do Frank Sinatra, que era (ainda é) um êxito editado nesse ano de 1966, e o Capri c'est fini, do Hervé Vilard, que embora fosse de 1965, continuava muito popular entre a juventude.

Dois dias depois regressei à Gabela. Os discos foram tão bem acolhidos que, tendo andado de mão em mão, entre civis e militares, acabaram por lá ficar, quando, em circunstâncias atribuladas, parti inesperadamente da cidade.


(*) Nota para eventuais leitores mais jovens: nesse tempo as discotecas eram lojas que vendiam discos; os lugares onde nos divertíamos à noite, chamavam-se “boites”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário será publicado oportunamente