Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A visita do Subsecretário de Estado



Vista aérea da Boa Entrada 

(Foto de Paula Bessa)
Encontrando-se de visita a Angola, o Subsecretário de Estado do Fomento Ultramarino incluiu no seu périplo uma viagem ao Quanza-Sul, tendo-se deslocado, em 23 de Julho de 1966, à Gabela, Boa Entrada e Novo Redondo, acompanhado pelo Governador Geral de Angola, bem como pelo pelo Governador daquela Província, entre outras entidades.
Coube-me a tarefa de garantir a segurança da comitiva enquanto estivesse na zona de intervenção da nossa Companhia, e lá fui, com a minha secção, para o efeito reforçada com militares de outra secção.

Tudo corria normalmente, até que, na visita às instalações de descasque de café da CADA (que era, à época, uma das maiores companhias agrícolas do Mundo), na Boa Entrada, aconteceu o imprevisto.

Naquela data, e à mesma hora a que se realizava a visita, disputava-se em Inglaterra o jogo Portugal-Coreia do Norte, a contar para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo, que estava a correr mal para as nossas cores. Decorridos 26 minutos, já o resultado era de 0-3, desfavorável a Portugal.
Achei que nada de mal aconteceria às ilustres figuras lá dentro e, depois de dar uma olhadela, saí, ficando à porta, na companhia de um grupo que, rodeando o portador de um rádio, ouvia ansiosamente o relato. Eis senão quando, Eusébio “abre o livro” e, dando início a uma exibição de luxo, marca o primeiro dos seus 4 golos que, com mais um de José Augusto, acabariam por inverter o resultado. Como estarão recordados, ganhámos por 5-3.
Porém, o insólito aconteceu quando Eusébio marcou o terceiro golo de Portugal. Cá fora, começámos a ouvir uma enorme gritaria proveniente do interior das instalações.

Portugal 5 - Coreia do Norte 3
Interroguei-me sobre o que teria acontecido e entrei rapidamente para identificar a origem daquele alarido. Acontecera que a solenidade que até aí tinha sido observada durante toda a visita, tinha ido para o brejo. Toda aquela gente, que minutos antes estava sisuda e cheia de cerimónias e salamaleques, pulava e gritava, trocando efusivos abraços.
Lá dentro, alguém tinha um pequeno rádio-transístor ligado e, embora o som estivesse baixo, foi tal o seu entusiasmo com o golo que estabeleceu o empate, que não se conteve e gritou “golo de Portugal”. Na prática, acabaria aí a visita oficial às instalações da Boa Entrada. Todas aquelas ilustres personalidades permaneceram no local, ouvindo o relato até terminar o jogo, altura em que se repetiram as manifestações de alegria.
No que me dizia respeito, depois de “entregar" a comitiva no limite da zona de acção da minha Companhia aos camaradas de Novo Redondo, voltei para a Gabela, onde se tinha formado um eufórico cortejo automóvel, com as pessoas a exteriorizarem a alegria que lhes ia na alma e que expressavam buzinando, cantando, gritando. Enfim, uma festa.



Caminho que, a partir da estrada Gabela-Novo Redondo, conduzia à Boa Entrada



Lembrando-me dos princípios da política psico-social (tão cara aos nossos governantes e a algumas autoridades militares), segundo a qual nós, militares, deveríamos, não só apoiar as iniciativas da população, mas também colaborar nelas sempre que possível, não achei melhor forma de pôr em prática os “meus deveres” e decidi integrar no referido cortejo a nossa viatura (ou seriam dois jipes Land-Rover?).
Lamentavelmente, o capitão Soares de Carvalho, que era então o comandante de Companhia – o 4º que tivemos, e que, por motivos que ainda hoje desconheço, não simpatizava comigo – não tinha a mesma opinião. Depois de regressarmos ao quartel, e de eu me apresentar, presenteou-me com uma valente descompostura, que incluiu a citação das normas do Regulamento de Disciplina Militar (vulgo RDM) que eu teria infringido – e que pelos vistos eram, para ele, incompatíveis com a acção psico-social –, e a ameaça de uma “passa” na próxima vez que eu voltasse a pisar o risco.
Confesso que a “rabecada” pouca mossa me fez, depois dos excitantes acontecimentos do dia.
De resto, a noite acabaria em festa, em casa do civil Zeca Reais (um bom amigo, já falecido), onde eu e outros camaradas, o ajudámos a ver-se livre de alguns saborosos petiscos, acompanhados de um excelente “chá” da Escócia.

P.S. - Salvo erro, foi nessa noite que ouvi pela primeira vez o disco com a canção dos Beatles,  "Michelle".

2 comentários:

  1. Deveria dizer o site de onde retira as fotos. Não custa nada e os autores ou divulgadores agradecem

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Tem toda a razão. Acontece que muitas vezes não é possível identificar os autores das fotos. Neste caso, a foto da CADA tem como autora, Paula Bessa. A outra foto, foi-me enviada por um amigo, que não se lembra de onde a copiou.

    Se, por acaso, a foto é sua, basta informar-me, e terei toso o gosto em lhe dar a devida publicidade.

    ResponderEliminar

O seu comentário será publicado oportunamente